Fala, família terçeirão matutino!! Nessa semana (26/04 a 01.05.21) vamos de Química! Com o assunto: HIDROCARBONETOS e PETRÓLEO, que vocês encontrarão no livro de Química nas páginas 21 a 41. Aqui abaixo disponibilizei pequenas explicações sobre o hidrocarbonetos e petróleo. E logo depois tem aquela indicação de exercícios no livro, as instruções estão aqui no final. Se joguem!!
HIDROCARBONETOS
Os hidrocarbonetos são compostos formados somente por átomos de carbono (C) e hidrogênio (H), constituem a função mais simples da química orgânica é formada pelos
Os hidrocarbonetos são encontrados na natureza na forma líquida, como o petróleo, ou gasosa, como o gás natural. São importantes fontes de combustível, mas também muito conhecidos pelo seu potencial poluidor.
Classificação dos Hidrocarbonetos
Os hidrocarbonetos podem ser classificados de acordo com suas cadeias carbônicas:
Saturados: com ligações covalentes simples.
Insaturados: com ligações covalentes duplas ou triplas.
Aromáticos: com ao menos um anel benzênico.
Alifáticos: sem anel benzênico.
Os principais tipos de hidrocarbonetos são: alcanos, alcenos, alcinos, alcadienos, cicloalcanos, cicloalcenos e aromáticos.
Alcanos ou parafinas
São hidrocarbonetos de cadeia aberta que contêm apenas ligações simples (–) entre átomos de carbono.
Deles forma-se o petróleo, bem como seus derivados: gasolina, gás de cozinha, óleo diesel.
Deles forma-se o petróleo, bem como seus derivados: gasolina, gás de cozinha, óleo diesel.
Nas indústrias petroquímicas, servem como matéria-prima na fabricação de diversos materiais, como plásticos, fibras têxteis, tintas e borrachas sintéticas.
Termo designado aos alcanos, parafina, do latim parum = pequena + affinis = afinidade, refere-se a compostos de baixa reatividade química.
São exemplos de alcanos: metano e propano
Fórmula geral dos alcanos: CnH2n+2.
metano
O metano é substância gasosa na temperatura ambiente, inodora e incolor. Na natureza, produz-se pela decomposição da matéria viva, tanto de origem animal quanto vegetal, por isso se encontra em grande quantidade nos pântanos. Na formação das jazidas de carvão, libera-se quando misturado ao ar, originando uma combinação explosiva conhecida como gás grisu.
propano
O propano forma, com o butano, alcano com quatro carbonos, mistura gasosa conhecida como gás de cozinha (gás liquefeito do petróleo, GLP), utilizada como combustível residencial.Fórmula geral dos alcanos: CnH2n+2.
Alcenos ou alquenos ou olefinas
Hidrocarbonetos de cadeia aberta insaturada por dupla ligação (=) entre carbonos.
Olefina provém do latim oleum = óleo + affinis = afinidade. Portanto, compostos dos alquenos possuem alta reatividade com substâncias oleosas.
Etileno e propileno são dois principais alcenos da indústria petroquímica:
Obtém-se o etileno, industrialmente, por meio da quebra (cracking) de longas cadeias de alcanos. Com ele, fabrica-se plástico polietileno, polímero usado como sacolas (normalmente de supermercados), sacos de lixo, corpos de canetas esferográficas. A banana e o tomate, liberam o gás etileno naturalmente e assim amadurecem.
Etileno e propileno são dois principais alcenos da indústria petroquímica:
Etileno
Propileno
Obtém-se o etileno, industrialmente, por meio da quebra (cracking) de longas cadeias de alcanos. Com ele, fabrica-se plástico polietileno, polímero usado como sacolas (normalmente de supermercados), sacos de lixo, corpos de canetas esferográficas. A banana e o tomate, liberam o gás etileno naturalmente e assim amadurecem.
Emprega-se o propileno, também chamado propeno, na fabricação do polímero polipropileno, usado em peças moldadas, como para-choques de veículos.
Fórmula geral é CnH2n.
Fórmula geral é CnH2n.
Alcinos ou alquinos
São hidrocarbonetos de cadeia aberta, insaturados por uma tripla ligação entre carbonos. O etino ou acetileno é um exemplo de alcino.
Etino é um gás pouco solúvel em água, conhecido como acetileno e obtido na reação de carbureto (CaC2) com a água, segundo a equação química:
CaC2(s) + 2 H2O(ℓ) -------> Ca(OH)2(aq) + HC = CH(g)
Acetileno propicia queima com intensa liberação de calor e luz, por isso exploradores de cavernas usam-no em lanternas de carbureto e maçaricos de oxiacetileno.
Maçarico de oxiacetileno "cortando" uma espassa chapa de aço.
Fórmula geral dos alcinos é CnH2n – 2.
Alcadienos ou dienos
São hidrocarbonetos de cadeia aberta insaturados por duas ligações duplas (= =).
Exemplo:
São responsáveis pela obtenção de alguns polímeros que originam a borracha natural.
A fórmula geral dos alcadienos é a mesma dos alcinos. Isso significa obtenção de substâncias diferentes por meio de fórmula molecular semelhante: CnH2n – 2.
Ciclanos ou cicloalcanos
São hidrocarbonetos compostos de cadeia carbônica fechada contendo apenas ligações simples entre átomos de carbono.
O ciclopropano, composto mais simples dos ciclanos, pode ser utilizado como anestésico por inalação.
A fórmula geral dos ciclanos é a mesma dos alcenos: CnH2n.
Outros exemplos de ciclanos:
Ciclenos ou Cicloalcenos
São hidrocarbonetos de cadeia fechada insaturados por uma dupla ligação entre dois átomos de carbono.
A fórmula geral é igual à dos alcinos e dos alcadienos: CnH2n – 2.
Exemplos de ciclenos:
Os ciclenos são encontrados no carvão, petróleo, bicombustíveis, plásticos, gás natural, ceras, solventes e óleos. Eles são obtidos por meio do petróleo e derivados, e também estão presentes na composição do nylon.
Hidrocarbonetos aromáticos
São hidrocarbonetos que apresentam pelo menos um anel benzênico são chamados aromáticos, pois os primeiros compostos obtidos tinham aroma agradável, embora existam estruturas que não oferecem odor.
Representações de um anel aromático ou benzênico:
Não apresentam fórmula geral para todos os compostos.
Principais aromáticos não ramificados:
O naftaleno usada como agente anti-traça (Naftalina) é um composto de partida para a produção de muitos produtos químicos, como o ácido ftálico, ftalatos, corantes, plásticos, solventes e derivados halogenados da naftalina (insecticidas, fungicidas e impregnantes para madeira)
Quase todo o antraceno é oxidado para produzir antraquinona, produto básico para muitos corantes (como a alizarina), inseticidas, conservantes, entre outros. A ausência de indústrias produtoras de antraquinona no Brasil fazem com que quase toda a produção de óleo antracênico seja destinada a fabricação de negro de fumo (muito utilizado na industria de pneus)
O fenatreno e utilizado na fabricação de resinas, corantes e pesticidas.
O petróleo e a principal fonte de hidrocarbonetos. Abaixo seguem quatro vídeos curtinhos sobre o petróleo e os processos envolvendo sua formação, exploração, refino e distribuição.
Vídeo 1: A Origem do Petróleo
Vídeo 2: Extração e refino do petróleo
Vídeo 3: Utilização do Petróleo Destilação Fracionada
Vídeo 4: Você sabe o que é uma refinaria de petróleo?
E para fixarmos os conteúdos estudados temos aquele exercício no livro de química para responder no caderno e me enviar foto das respostas para o meu e-mail: ednei.merces@enova.educacao.ba.gov.br
Exercícios no livro de Química:
Página 42: 30, 33, 35, 46
Página 43: 49, 50, 51, 57
Página 44: 59, 60, 65, 66, 68, 69.
Prazo para entrega: até 01/05
Valeu!!
Prof.º Ednei
Gabriel dos Santos...
ResponderExcluirKarolany Bastos da conceição
ResponderExcluirFernanda Barbosa❤
ResponderExcluirWely camille
ResponderExcluir