sábado, 29 de outubro de 2022

Tecnologia do DNA Recombinante e Engenharia Genética

 Tecnologia do DNA recombinante

Ó se liguem! A tecnologia do DNA está presente em nosso cotidiano, mais do que vocês imaginam!





A tecnologia do DNA recombinante começou a ser definida no início do ano de 1970. Onde, a partir de uma amostra contendo moléculas do DNA de interesse ou DNA doador, são utilizadas enzimas de restrição, que permitem cortar o DNA em pontos bem definidos, isolando fragmentos de ácido nucleico. Estes são introduzidos ao cromossomo vetor, formando assim as moléculas de DNA recombinante.


Exemplo de ação de uma enzima de Restrição:

Enzima EcoRI (pronunciado "eco érre um") é uma enzima isolada a partir de cepas da bactéria  Escherichia coli . Ela ¨corta¨o DNA entre nucleotídeos de base G e A :



Os organismos geneticamente modificados (OGM), são aqueles que, por meio de técnicas de engenharia genética, apresentam algum gene de outro organismo. A produção de organismos transgênicos tem como finalidade a obtenção de organismos com características novas ou melhoradas.



- Produção de Insulina

  No passado, a insulina aplicada aos diabéticos era extraída do pâncreas ou da urina de porcos. Atualmente, com o desenvolvimento da ciência, é possível criar esse hormônio em laboratório. Essa insulina é sintetizada a partir de bactérias, em especial a Escherichia coli, onde o gene humano de interesse é inserido para ser replicado.





 - Milho transgênico

Mais resistente a pragas em comparação com a variedade natural. O milho, assim como outros alimentos transgênicos, são produzidos em laboratórios com o objetivo de melhorar a qualidade desses produtos.


Utilização da técnica de DNA recombinante para a formação de milho transgênico. Com a aquisição desse novo gene, o milho se torna mais resistente ao ataque de pragas.


Atualmente, países em todo o mundo estão desenvolvendo organismos transgênicos com o objetivo de produzir melhores produtos e com preço mais baixo. Entretanto, mesmo trazendo alguns benefícios ao homem, há um intenso debate relacionado à inserção dos alimentos geneticamente modificados para consumo humano.

Ética em engenharia genética

Apesar de todas as contribuições importantes, a engenharia genética não é não mais amplamente utilizada devido às preocupações éticas. Existe um grande debate em muitos países sobre o uso seguro de transgênicos e OGM para o ambiente e para a saúde da população, pois ainda não se sabe quais podem ser as consequências do uso destes em longo prazo.



EXECÍCIO ON-LINE. CLIQUE AQUI PARA RESPONDER!



Abração 
Profº Ednei



segunda-feira, 11 de julho de 2022

Biologia III - Princípios básicos de Genética

Fala, Terceirão!! Vamos de Biologia!! Iniciaremos uma introdução ao maravilhoso mundo da Genética. Abaixo tem um resumo desse conteúdo e no final tem um exercício bacana! Vamos nessa!



Genética é a ciência que estuda a transmissão das características hereditárias ao longo das gerações. Por volta de 1986, Gregor Mendel postulou duas Leis que serviriam como ponto de partida e até hoje são a base do estudo da hereditariedade (= transmissão das caraterísticas dos pais para os filhos).


Gregor Mendel - Pai da Genética.

















Assistam aos pequenos vídeos abaixo sobre os conceitos básicos de genética






Cromossomos







Os cromossomos são sequencias da molécula de DNA, em forma de espiral, que apresentam genes e nucleotídeos.

O número de cromossomos (cariótipo) varia de uma espécie para outra.

Por exemplo, a mosca Drosophila possui 8 cromossomos nas células do corpo e 4 nos gametas. A espécie humana possui um número total de 46 cromossomos nas células diploides e 23 nos gametas.

Representação de cromossomos homólogos e a localização (ou locus gênico) de alguns genes alelos, que determinam características específicas.




Assistam ao vídeo sobre a 1ª Lei de Mendel




Assistam ao vídeo:  Alelos - homozigotos e heterozigotos 




Descontraindo: recessividade x dominância
Sacou?😉😂


Principais Padrões de Herança Genética:


A Herança Monogênica é determinada por um ou poucos genes(alelos), cuja expressão não é influenciada ou é pouco afetada pelo meio.


Para ser afetado por uma característica recessiva, o filho deve herdar uma cópia mutante do gene de ambos os pais, ou seja ser homozigoto recessivo (exemplo: aa

Se o filho herda apenas um gene mutante de um pai, então a criança será um portador da do gene e não será afetado. (exemplo: Aa)



Doenças dominantes tendem a aparecer em várias gerações de uma família, e muitos membros da família são afetados.




Os padrões de herança para doenças ligadas ao X são mais complexos do que os outros padrões de herança, porque o sexo de ambos os pais e seus filhos determinar se a característica pode ser transmitida aos filhos.

No par 23 do cariótipo humano, todas as mulheres têm dois cromossomos X. Todos os homens têm um X e um Y



Quando um homem e uma mulher tiverem um filho, a mulher sempre irá passar um cromossomo X. O homem vai passar um X ou um Y
Se ele passar um X, a criança terá dois cromossomos X e será uma menina. Se ele passar um Y, a criança terá um X e um Y e será um menino.

Exemplos: Daltonismo, hemofilia.









----------------------------------------------------------------------------------------------



Ôpa! Ôpa! Ôpa!  Vamos treinar a resolução de problemas básicos em genética utilizando o Quadro de Punnet. 



 

Exercício II - resolvendo cruzamentos básicos em genética:

Como o auxílio do quadro de Punnet (Relembre no vídeo acima) resolva as questões abaixo:

 

 

1.  A cor preta dos pelos em porquinhos-da-Índia é condicionada por um gene dominante ( B ) em relação ao gene que condiciona pelos brancos ( b ). Uma fêmea preta ( Bb ) que já tinha tido filhotes brancos é cruzada com um macho branco. A probabilidade de nascer uma fêmea branca é de

 

a) 1/4

b) 1/2

c) 1.

d) 0.

e) 3/4

 

2. O albinismo é uma condição que determina a ausência de pigmentação da pele. Na espécie humana, ela é condicionada por um gene recessivo ( a ). Imagine um casal cuja mãe é homozigota recessiva e o pai é heterozigoto para essa condição. Qual é a probabilidade de o primeiro e o segundo filho nascerem com albinismo?

 

a) 1/4

b) 1/2

c) 3/4

d) 1/3

e) 2/3

 

3. Nas plantas Clarkia elegans, o alelo para flores brancas ( b ) é recessivo em relação ao alelo para flores rosadas ( B ). O pólen de uma flor rosada heterozigota é colocado no pistilo de uma flor branca. Qual é a proporção de fenótipos esperados na prole?

 

a) 1 rosada : 1 branca.

b) 2 rosadas : 1 branca.

c) 1 rosada : 2 brancas.

d) 3 rosadas : 1 branca.

  

4. A acondroplasia é uma forma de nanismo que ocorre em 1 a cada 25 000 pessoas no mundo. Curiosamente, as pessoas não anãs são homozigóticas recessivas ( aa ) para o gene determinante dessa característica. José é um anão (Aa), filho de mãe anã e pai sem nanismo. Ele é casado com Laura ( aa ), que não é anã.

Qual é a probabilidade de José e Laura terem uma filha anã?

 

a) 0%

b) 25%

c) 50%

d) 75%

e) 100%




Façam as respostas no caderno e me mandem a foto delas para meu e-mail  ednei.merces@enova.educacao.ba.gov.br 


----------------------------------------------------------------------------------------------




MAIS ATIVIDADES  DE CADERNO!!!!!!

EXERCÍCIO III



Façam as respostas no caderno e me mandem a foto delas para meu e-mail  ednei.merces@enova.educacao.ba.gov.br 






Valeu!
Profº Ednei

QUESTÕES DE BIOLOGIA PARA O ENEM

QUESTÕES COM CONTEÚDOS SOBRE CITOLOGIA, MATERIAL GENÉTICO,  BIOENERGÉTICA E TAXONOMIA/SISTEMÁTICA: Simulado Enem Biologia I - CLIQUE AQUI P...